Biblioteca Francisca Keller
A Biblioteca Francisca Keller é parte do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dispõe do mais completo acervo de literatura antropológica do Brasil, e um dos mais importantes da América Latina, contando com cerca de 37.000 volumes, entre obras de referências, livros, teses, dissertações, publicações periódicas e outros materiais especiais.
O atendimento ao usuário é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, sendo individual e por ordem de chegada. Podem ser requisitadas até cinco publicações por vez para consulta na sala de leitura. A Biblioteca Francisca Keller está aberta ao público em geral para pesquisas. Sua sala de leitura está equipada com catálogo manual e computadores à disposição dos usuários. Uma impressora é disponibilizada para impressão de pesquisa bibliográfica feita na biblioteca. O usuário deve trazer suas próprias folhas para a impressão. A base de dados da Biblioteca do PPGAS também está disponível para consulta, na página do Sistema de Bibliotecas da UFRJ, no endereço eletrônico www.minerva.ufrj.br Empréstimo domiciliar: Poderão ser retiradas publicações para empréstimo, obedecendo-se aos seguintes critérios: Usuários internos: professores e alunos matriculados no PPGAS. Usuários externos: ex-alunos do PPGAS, professores e funcionários do Museu Nacional, estagiários do D.A., professores e alunos de mestrado e doutorado de outras unidades da UFRJ cadastrados no sistema. Demais usuários: empréstimo entre Bibliotecas, apenas na cidade do Rio de Janeiro e municípios vizinhos. O material emprestado deve obrigatoriamente ser devolvido no balcão de empréstimo. Vencido o prazo de devolução, o usuário fica suspenso, por dia de atraso. Fotocópias: O serviço de fotocópia é oferecido por uma empresa terceirizada, no próprio Museu Nacional. Capítulos de livros, artigos de periódicos e demais materiais podem ser fotocopiados, contanto que a reprodução esteja de acordo com a lei de direitos autorais e o regulamento da biblioteca. A saída de publicação para cópia é feita até às 14h e a devolução até às 16h. |
Contatos:
|
Francisca Isabel Schurig Vieira Keller foi professora do PPGAS entre 1969 e 1981, quando faleceu prematuramente. Foi coordenadora da pesquisa de campo "Estudo Comparativo do Desenvolvimento Regional" no Centro-Oeste, dirigida por Roberto Cardoso de Oliveira, que inaugurou o PPGAS como um programa de mestrado que acoplava um projeto de pesquisa com professores e alunos. Obteve seu doutorado na USP com a tese "A absorção do japonês em Marília" (1967), orientada por Florestan Fernandes. Seu livro mais conhecido é "O Japonês na Frente de Expansão Paulista", publicado pela Editora Pioneira em 1973.
|
João Lisboa - 1969. Lagoa no caminho da casa de João Mendes
|